A revista eVolo anunciou os vencedores da competição Skyscraper 2019. Em seu 14º ano, o prêmio anual foi estabelecido para reconhecer “ideias visionárias para a construção de projetos [arranha-céus] que por meio do uso inovador de tecnologia, materiais, programas, estética e organizações espaciais desafiam a maneira como entendemos arquitetura e sua relação com os ambientes naturais e construídos”.
Este ano, 3 vencedores e 27 menções honrosas foram selecionados de um total de 478 participantes. Entre os vencedores está um bairro vertical em Belgrado, que funciona como aterro, arranha-céu que limpa o ar e reserva natural.
Abaixo, publicamos os vencedores e as menções honrosas da edição de 2019, juntamente com os resumos originais das inscrições. Para mais informações, visite o site oficial aqui.
Primeiro Colocado
Methanescraper / Marko Dragicevic
Baseando suas fundações nos contornos da cidade de Belgrado, a nova infra-estrutura gerada na margem esquerda do rio Danúbio visa estabelecer um equilíbrio no contexto hipotético dos desequilíbrios ambientais e sociais, criando um novo elemento sócio-industrial na forma de um novo bairro para a cidade. Esta nova estrutura urbana, Distrito 3, pode ser definida como um contexto antecipado de superpopulação e urbanização em massa, onde o complexo de sistemas de aterros verticais serve como resposta às quantidades cada vez maiores de resíduos descartáveis, escassez de recursos naturais e espaço utilizável, transformando as estruturas informais de Belgrado em um mecanismo de reciclagem material, econômica e social.
Segundo Colocado
Airscaper / Klaudia Golaszewska, Marek Grodzicki
A tarefa de adaptar as cidades aos impactos da poluição do ar é de grande importância - as megacidades com sua população densa, alto congestionamento de tráfego e aumento das emissões de CO2 - enfrentam grandes problemas de poluição do ar. Pequim é um exemplo alarmante desse problema. Em certos dias, a cidade se torna quase "inabitável" devido a níveis perigosos de poluição. Cerca de 1 milhão de mortes prematuras por ano é uma clara manifestação disso. A arquitetura pode resolver ou ajudar a aliviar esse problema? Podemos dar um passo além da casa de Le Corbusier como uma máquina de morar, em direção aos arranha-céus como uma máquina de sobrevivência?
Terceiro Colocado
Creature Ark: Biosphere Skyscraper / Zijian Wan, Xiaozhi Qi, Yueya Liu
Em várias épocas da história e em diferentes períodos, o planeta azul criou com sucesso a diversidade de espécies em cada centímetro de terra e experimentou um nível de variabilidade natural da mudança climática. Os componentes complexos do ecossistema estão passando por constantes mudanças, enquanto um equilíbrio dinâmico está cada vez mais difícil de ser mantido. Vendo o aumento da temperatura da superfície global sem precedentes, bem como a relação conflituosa entre a atividade humana e degradação do habitat, a conservação da vida selvagem não deve ser ignorada. Em geral, todo o ecossistema na Terra está passando por um momento difícil. Se a sociedade continuar a tendência atual de apatia, estamos condenados a um futuro muito sombrio.
Menções Honrosas
Vertical Sustainable City / BKV Group
Horizontal City of No Nation / Zhichen Gong, Yong Chen, Tianrong Wu, Yingzhi He, Congying He
Trekking Landmark Skyscraper / Fábio Ferreira Neves
Ice Dam Skyscraper / Jae Min Jo, Geonuk Yun, Kyungjun Park, Hobin Bae, Jiyeon Kim, Weonkyung Cho, Ganghui Lee
Jack and the Woodstock Skyscraper / Amanda Gunawan, Joel Wong
Badgir Skyscraper / Adam Fernandez
Arbor Tower / Bilal Torğul, Mücahit Bilal Goker
Level 5 Autonomous Green Dock Skyscraper / Tony Leung
Borderland Skyscraper / Muhammed Aydem, Burak Arifoglu, Omer Faruk Demir
Plastic Babel / Jaemin Seo, Sanghoon Park
2100 Singapore: Gene Storage Skyscraper / Tsung-Ying,Hsieh, Hsuan-Ting, Huang
Vertical City in Kaesong / You Gundon, Lee Minwi, Kang Ryunhong, Moon Junho
The Floating Tower / Piotr Yurchanka, Alexey Kunko, Vladislav Sidorenko, Dmitry Tkachuk
Filtration Skyscraper / Honglin Li
The Clean Up: Ocean Cleaning Skyscraper / Karol Łącki, Dominik Pierzchlewicz, Szymon Ciupiński
Carbon Copy Skyscraper / Dattner Architects
Library of Castle Skyscraper / Zheng Tianshu , Sun Xingcan , Li Zhipeng , Ma Xinya
Connection One: Skyscraper Network / Thomas Gössler
The Sky Hub: A Utopian Vision of the Future – A Colony For Humanity / Paula Domka, Oliver Siekierka
Recombinant Skyscraper / PIN Architects + Kalebodur Team: Salih Kucuktuna, Fikret Sungay, Mert Sezer, Ekin Arslan, Erdem Gunsur, Hande Mumcu, Oznur Pehlivan, Yildiz Yildirim, Eda Cidamal Erdogmus
Bi-National Community Skyscraper / Charles Tzu Wei Chiang, Alejandro Moreno Guerrero
Armature: A Topophilic Tower / Weber Thompson Architects: Kristen Scott, Cody Lodi, Myer Harrell, Kristen Clemens, David Burpee, Nicole Winn, Erin Hatch, Leslie Riibe, Allison Rose, Weston Hambliton
Ka’ poy yepü Skyscraper / Zöe Russián Moreno
Floating Egyptian City / Tao Qiyang, Wang Kun, Chen Ruihua, Sun Yunjuan
Tower of Life / Turan Akman
Frozen Activity: Spaces Shaped by the Climate / Romain Josue, Corentin Fraisse
Memory Cube Skyscraper / Keyi Shen, Zichao Zhong, Dingyu Li, Jian Yan, Yuan Zhang
O júri deste ano foi formado por:
- Melike Altınısık, Fundador e diretor de projeto Melike Altınısık Architects
- Vincent Callebaut, Fundador e arquiteto principal Vincent Callebaut Architectures
- Marc Fornes, Fundador e arquiteto principal THEVERYMANY
- Mitchell Joachim, Co-Fundador e arquiteto principal Terreform ONE